DOWNLOAD Ryu x Liu Kang Widescreen Test by Macbee v.1.0
Há alguns meses eu fiz testes de imagens rodando no NES em diferentes proporções de tela.
A conclusão foi reparar como homebrewers podem tirar vantagem de um jogo de NES se ele for otimizado para uma TV Widescreen (16:9).
Um demo/jogo em 16:9 pode contar com personagens maiores que os que se veem normalmente no NES e ainda assim respeitar o limite de 8 sprites por scanline.
(Isso ao menos em teoria. Na prática não sei até onde o NES aguentar lidar com personagens muito grandes.)
Um exemplo prático: Quis passar a figura abaixo para o NES respeitando sua proporção e o limite de sprites por scanline. Essa imagem mede 83 x 94 pixels e é uma modificação de sprites de jogos de 16-bits:
Quando otimizada para uma tv antiga (proporção usada em 100% dos jogos de Nintendo 8-bits), a imagem precisou ser bastante reduzida (veja Ryu e Liu Kang sob fundo azul na imagem abaixo). Ela tem que ocupar 64 x 73 pixels para respeitar o sprite limit:
Mas quando otimizada para Widescreen, os personagens passaram a medir 50 x 94 pixels (conseguiram manter a altura dos originais em 16-bits ocupando apenas 7 sprites na largura):
E se você remover alguns pixels não importantes da perna de Ryu, pode ter um resultado ainda melhor: uma batalha entre dois personagens gigantes (ao menos para os padrões do NES) sem flickering ocupando apenas 6 sprites por scanline.
De seu primeiro jogo comercial, lançado em 1983, até o último (1994), o Famicom/NES evoluiu muito em todos os aspectos técnicos. Cogitar novos softwares otimizados para TVs modernas pode soar estranho para os puristas mas (ao meu ver) é a continuação natural da busca em extrair o máximo do Family Computer.
-Macbee
Tela original (256 x 240 pixels):
eai mcb parabens pelo trabalho bem que vc poderia trabalhar no street fight do nintendinho seria maravilhoso joga lo novamente com a qualidade do seu trabalho nele
ResponderExcluirObrigado pela visita! Street Fighter no NES é bem complexo, não teria paciência para hackeá-lo. Abraços!
ExcluirEu desenvolvo um jogo homebrew/indie similar ao megaman clássico chamado Rockbot, com alguns toques modernos (umas 5 cores a mais na peleta do NES, parallax aos montes, etc).
ResponderExcluirO teu blog é uma mão enorme para compreender alguns detalhes de gráficos videogames antigos que são uma mão na roda para eu desenvolver o meu jogo e os gráficos dele. Obrigado, e por favor, continue postando e investigando!
Obrigado, Iuri! Eu conhecia o Rockbot mas não fazia idéia que ele estava sendo desenvolvido em POA (onde moro). Parabéns pelo ótimo trabalho! :D
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